quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SURFANDO NA “FLOR DAS ÍNDIAS”

Localizada na linha do Equador à Sudoeste do Sri Lanka, Oceano Índico, é uma união de 1,190 Ilhas, formando um arquipélogo de 26 atóis principais. Não é necessário visto de entrada para as Maldivas somente seu passaporte válido e vacina de febre amarela.

Com praias de areia fina e branca, mar azul cristalino de águas quentes, palmeiras à beira mar, ondas perfeitas, coral e peixe de todas as cores, uma verdadeira oferenda da natureza para quem vive intensamente do mar e da praia.

Durante a temporada de surf nas ilhas, o mar praticamente nunca está flat, rolando ondas de 3 até 6 pés, com alguns dias ocasionais de 8 pés. As ondas quebram sobre uma bancada de coral com uma profundidade “amigável”.

O surf foi introduzido nas Maldivas no começo dos nos 70 pelo surfista australiano Tony Hussein e somente por volta de 1986 uma companhia local começou a operar surf tours para os visitantes estrangeiros.

O Surf: O surf nas Maldivas se divide em duas temporadas: de Novembro a Março (monções de nordeste) e de Abril a Outubro(monções de sudoeste).Sendo os meses de Abril , Maio , Setembro e Outubro como os melhores meses para o surf.As ondas quebram normalmente em torno dos 4 à 6 pés, tamanho ideal para as bancadas quebrarem perfeitas.

Surf Spots: Existem inúmeros breaks distribuídos entre o Atol Norte (picos mais famosos devidos aos resorts existentes nas ilhas do atol) e o Atol Sul(picos menos conhecidos e acessados somente por barcos, porém tão bom quanto os picos do Atol Norte).

ATOL NORTE

Lohi´s – Esquerda perfeita, cavada e longa.Considerada uma das melhores ondas do arquipélago.Surfada somente pelos hóspedes do Lohifushi Resort, quebra melhor com um swell médio de sudeste .

Honky´s – Excelente esquerda, onda mais longa das Maldivas.Melhor com a maré baixa e swell de sul.Quebra com perfeição de 2 a 8 pés.

Sultan´s – Longa e excelente direita, uma das ondas mais consistentes do arquipélago.Raramente fecha, porém não quebra até o swell alcançar pelo menos 4 pés.

Pasta Point – Provavelmente a onda mais famosa das Maldivas.Surfada somente pelos hóspedes do Tari Village.Ótima esquerda bastante constante.

Jailbreaks – Talvez a melhor onda das Maldivas, porém não é muito constante, necessita um swell de sul grande.Direita longa e perfeita com 3 ótimas sessões.

ATOL SUL

Gurus – Esquerda cavada e a onda mais constante do arquipélago. Melhor com swell de sul e na maré cheia.

Twin Peaks – Uma onda que quebra para os dois lados.Esquerda funciona melhor com maré alta e a direita com maré baixa.

Riptides – Pequena bancada no meio de um canal ao sul da ilha Guraidhoo.Melhor com ventos do quadrante Oeste e Sudoeste.

Essas são apenas algumas das melhores e mais conhecidas ondas do arquipélago das Maldivas, porém não são as únicas. Excelentes ondas como Chikens , Colas, Ninja´s , Natives entre outras também estão a disposição dos mais aventureiros.

DICAS IMPORTANTES: Não esqueça de respeitar a cultura local, especialmente por se tratar de um país muçulmano onde as tradições são de extrema importância para a população. É necessário vacina contra febre amarela. Mergulhar e velejar são ótimas opções para os dias flats.

As ondas nas ilhas podem ser consideradas como uma das mais perfeitas ondas do mundo por quebrarem em bancadas de coral não muito rasas onde surfistas de qualquer nível conseguem surfá-las.

Necessário lembrar também que um “quiver” médio para esta “trip” consiste de 3 pranchas:

· Uma pequena ( variando de 5'11 a '6'0)
· Uma média (variando de 6’2 a 6'4)
· Uma grande (variando de 6’7 a 6'10)

Nem só por surfistas as Ilhas Maldivas são procuradas. Maldivas também oferecem um dos melhores lugares no mundo para a prática do mergulho. Por isso a melhor opção é obter a carteira de mergulho internacional (PADI) aqui mesmo no Brasil, para quando chegar às ilhas poder experimentar todos os tipos de mergulhos.

O HOTEL

O Dhonveli Beach & Spa acomoda até 100 hóspedes, mas o número máximo de surfistas permitido na ilha por grupo é de 30 surfistas. O resort conta com facilidades como spa, restaurante ao ar livre, bar e piscina. Adequado para surfistas e não surfistas devido as praia de areia branca, mar calmo próprio para relaxar e curtir o local.

Pasta Point é a região de breaks mais consistentes e está a alguns minutos de caminhada do seu apartamento no resort e o surf é exclusivo para os hóspedes do hotel.

Barcos estão disponíveis durante o dia para sessões de surf. Todos os barcos têm radio e informações atualizadas das condições de surf.

As acomodações standard possuem 2 andares com ar condicionado, cama king size e sala de estar no primeiro andar, cama extra e banheiro no andar inferior, mini bar e TV satélite.






Pacote Inclui:
• Passagem aérea Passagem aérea QATAR AIRWAYS;
• Traslados de chegada e saída;
• Hospedagem por 07 noites em quartos com ar condicionado;
• Pensão completa, incluindo água e refrigerante durante as refeições;
• Barcos para surfar com barqueiros experientes (Não incluso no pacote para não surfista);
• Camiseta do surf camp;
• Snorkelling;
• Taxas governamentais.

VALIDADE: DE 01 JUNHO A 01 AGOSTO E DE 03 A 20 DEZEMBRO 2010

PACOTE 07 NOITES

NOITE EXTRA

(SURFISTA)

SGL

DBL

TPL

(SURFISTA)

SGL

DBL

TPL

Garden Bungalow

U$6232

U$5174

U$4908

Garden Bungalow

U$396

U$273

U$241

Beach Bungalow

U$6699

U$5485

U$5169

Beach Bungalow

U$452

U$309

U$273

Water Bungalow

U$7375

U$5848

-

Water Bungalow

U$533

U$353

-

(NÃO SURFISTA)

SGL

DBL

TPL

(NÃO SURFISTA)

SGL

DBL

TPL

Garden Bungalow

U$5348

U$4394

U$4234

Garden Bungalow

U$291

U$180

U$161


(existem vários pacotes mais baratos pela mesma operadora, basta acessar o site www.surftravel.com.br).

“Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On”


terça-feira, 5 de outubro de 2010

EMOÇÕES SEM PALAVRAS

Sabemos que viajar atrás de ondas incríveis pelas praias desse mundo imperdível nem sempre é possível! Aliar tempo, trabalho, dinheiro e um bom grupo de amigos numa trip inesquecível são coisas que nem todo surfista brasileiro tem oportunidade de fazer.

Porém, o que todos os surfistas do mundo têm em comum é o fato de que deslizar sobre as ondas de uma praia localizada em qualquer lugar do planeta é, além da extrema sensação de liberdade, uma das formas de interação mais genuínas que existe entre o ser humano e a natureza.

Já perceberam como é difícil tentar explicar com palavras todos os sentimentos que sentimos e transmitimos para o nosso inato quando pegamos uma onda? Mesmo que seja por apenas alguns segundos, esses sentimentos invadem e tocam nossa alma de tal forma, que nos sentimos como um só dentro do universo, plenos de satisfação, perfeição e beleza divinos. Não existem palavras que consigam expressar esses momentos, sentimentos e sensações que só um surfista é capaz de vivenciar com toda a sua plenitude.

Pensando a respeito disso tudo, buscamos na literatura surf algo que expressasse com fidelidade nossos sentimentos e emoções até que algum surfista iluminado encontre as palavras certas para dar um significado digno ao que sentimos em relação a este que é considerado o esporte dos reis e, ao mesmo tempo, nos levar à uma viagem imaginária à points ainda não visitados, com relatos, fotos de qualidade e dicas especiais para a prática do surf.

Em vista disso, acumulamos, ao longo dos anos, um acervo de livros de surf que é sempre incrementado com novas edições e lançamentos recentes e atualizado para os leitores que acompanham este blog. Assim, nos sentimos capacitados para indicar alguns livros que vão desde a história do surf até relatos pessoais e posições particulares acerca desse esporte maravilhoso e completo que nos faz comungar com a natureza.

Dicas de leitura:
- Kelly Slater - Pelo Amor – Autor: Phil Jarratt - Editora: Gaia, SP - 2010
- O Sal na Terra - Autor: Pedro Adão e Silva - Editora: Bertrand Editora, POR - 2009
- Outras Ondas - Autor: Fred d’Orey - Editora: Gaia, SP – 2008
- Largo todo. Chau. Me voy - Autor: Juan Manuel Marchetti - Editora: De Los Cuatro Vientos, ARG - 2007
- Occy - O Ano do Touro - Autor: SARGE, MARK OCCHILUPO - Editora: Gaia, SP – 2006
- Alma Panamericana - Autor: Adrian Kojin - Editora: Gaia, SP – 2005

Todos estes livros vocês encontram na Livraria Cultura, os preços variam de R$ 15,00 à R$ 60,00 - Confira pelo site: http://www.livrariacultura.com.br