terça-feira, 28 de setembro de 2010

NA TRIP DA EVOLUÇÃO

No Equador se começa uma típica trip de verão, onde se tem a oportunidade de surfar ondas de qualidade com muito sol, água quente, lazer em total relax... Para os brasileiros, o grande lance é que esta viagem é bem perto e rápida.

Desde a visita de Charles Darwin (em 1831) `Galápagos, este arquipélago é considerado o maior laboratório vivo de biologia do mundo. Além disso, pela sua beleza, pelo surfe e pelas pessoas, é mais que uma experiência imperdível.
Localizado a 1000 quilômetros da costa do Equador, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas.

O naturalista inglês Charles Darwin ficou assombrado com a infinita diversidade de espécimes que encontrou na fauna e flora do lugar. Para os surfistas também há muito que ser descoberto em Galápagos: há ondas quebrando perfeitas e solitárias e a palavra crowd não existe no “surfinário” da galera local. San Cristóbal é onde ficam os picos mais constantes, mas há boas ondas em quase todo o arquipélago.

Nos meses de novembro a março as ondulações de norte trazem ondas de 6 a 8 pés ou mais. No resto do ano, as ondulações de sul e sudeste também quebram com um bom tamanho, mas são poucos os picos que funcionam com estas ondulações. O clima tropical é garantia de calor praticamente o ano inteiro. A água é um pouco fria e aconselhamos o uso de neoprene.

Verifique a relação de alguns picos importantes:

Galápagos : Melhor época do ano é de novembro a março:
Tongo Reef - Uma excelente esquerda que fica a 10 min andando de El Canyon, não tente chegar lá pelo aeroporto pois é proibido.
El Canyon - A onda quebra pra esquerda é longa e com uma parede bem manobrável que rola sobre um fundo de pedra. Segura ondas de até 10 pés.
Loberia - Rolam direitas em dias pequenos e uma esquerda cabeluda nos dias maiores. Podem quebrar ondas de até 8 pés sobre uma rasa bancada de pedras.
Carola - O pico mais consistente das ilhas, quebram direitas longas e tubulares em um fundo de lava rochosa e recifes, quebram até 12 pés.
Punta Pitt - Fica localizado no outro extremo da ilha de San Cristóban e o acesso é somente por barco.

Outros Picos no Continente:
Montanhita - Direita de Point break , rolam bons tubos na maré seca, já com a maré cheia as ondas ficam bem longas e manobráveis.
La Chocolatera - Localizada na surf city de Salinas, é praticamente uma réplica de Montanhita, só que em menores proporções e muito mais crowd.
Rio Chico - Longas e consistentes esquerdas, localizada a aproximadamente 40 minutos de Montanhita, é bem protegida dos ventos.
San Mateo - Esta é a melhor onda do Equador, precisa de um swell consistente para quebrar, porém quando isso ocorre intermináveis esquerdas de qualidade internacional funcionam.

Dicas : Alugar um carro para a locomoção para os diversos picos é fundamental.

Para Galápagos:
Leve roupas confortáveis, um short John, pois a água muitas vezes é fria, botinhas também são uma ótima opção pois existem ondas que quebram sobre rasas e perigosas bancadas. Para os meses de setembro e outubro um long John é recomendado.
Por se tratar de um pico distante dos grandes centros leve tudo que você precisar, como parafina, leash e tudo mais.

CUSTO DA TRIP:
Valores The Surf Travel
Passagem aérea em vôo regular TACA – São Paulo / Quito / São Paulo (via Lima);
Passagem aérea em vôo regular Cia. Aérea local – Quito / Galápagos / Quito;
Traslados de chegada e saída em Quito (aeroporto / hotel / aeroporto);
02 noites de acomodação em Quito no Mercure Alameda com café da manhã;
07 noites de acomodação em Galápagos com café da manhã (Ilha San Cristóbal - Galápagos)
A partir de U$ 1.738,00 + txs no HOTEL PIMAMPIRO
(existem vários pacotes mais baratos pela mesma operadora, basta acessar o site www.surftravel.com.br).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEM LIMITES!!

Surfar no maior arquipélago do mundo, com 18.109 ilhas sendo as principais Java, Sumatra e Bornéu, correndo atrás de ondas perfeitas que acabam por fazer parte das suas histórias de vida como surfistas.

Você já deve ter descoberto que estamos falando da paradisíaca Indonésia – o point obrigatório de vários surfistas que se aventuram em suas ondas sem limite de adrenalina.

Definitivamente não existe no mundo um aglomerado de ilhas que possua uma maior quantidade de ondas do que a Indonésia e a certeza de se encontrar ondas de qualidade é o que nos impulsiona a nos aventurarmos por estes caminhos distantes.

Alicerçada em tradições orientais milenares, é um dos lugares mais interessantes para se realizar uma aventura envolvendo o ato de surfar e surfar sem parar. Sua localização geográfica privilegiada, a cultura e hábitos de seu povo com suas manifestações religiosas distintas e tudo mais, aliado à uma infinidade de bancadas de coral, transformam este paraíso na Terra numa fonte incessante de auto conhecimento, força e sabedoria para quem tem a oportunidade e o privilégio de estar por lá em algum momento da sua vida.

Alia-se à isso o fato de se poder surfar as ondas mais perfeitas do planeta!!!

Realmente, vivemos em um mundo imperdível, de infinitas experiências e conexões sem limite de tempo e espaço, onde o fato de buscarmos a felicidade naquilo que amamos fazer se torna nossa principal missão de vida.

Bali

Bali é parada obrigatória para qualquer surfista que vai pela primeira vez à Indonésia e também o ponto de passagem mais próximo para o surf em toda a Indonésia. Bali fica entre as Ilhas de Sumbawa, Lombok e Java e um pouco distante de Panaitan Island e Sumatra.

Bali é um dos melhores destinos de férias no mundo. Ele é culturalmente rico e oferece algo para todos. É o coração da Indonésia e também o point das melhores ondas do mundo. A famosa Uluwatu, cidade caracterizada pela vizinhança de Bali cheia de pescadores e fazendeiros, região famosa pela sua vista e por ter uma das ondas mais perfeitas do mundo. Ainda ao seu lado a pitoresca Nusa Dua e Sanur, que se expandiu nos anos 80 criando uma área comercial com boa variedade de restaurantes e lojas.

A melhor época para o surf em Bali é durante a seca entre os meses de março a novembro. Muitas atrações dentro e fora da água fazem de Bali uma excelente opção de surf. Suas ondas, como Uluwatu e Padang, são mundialmente famosas. Kuta Beach é a principal praia de Bali e normalmente crowd, porém há outros picos para se desfrutar. A Ilha oferece mais de 20 breaks de alta qualidade na costa sudoeste e sudeste da Ilha e ao redor da Bukit Península.

O SURF

Balangan (Dreamland) - A praia mais bonita de Bali, com ondas longas, segura ondulações de até 10 pés.
Imposibles - Esquerda longa e rápida que exige velocidade para passar as sessões de tubos.
Uluwatu - Esquerda mundialmente conhecida, dividida em 3 sessões:
The Peak - Esquerda tubular e manobrável.
Race Track - Esta é a sessão mais tubular e quebra na meia maré.
Outside Corner - Esta sessão começa a funcionar com ondulações maiores e com a maré seca.
Bingin - Esquerda perfeita e bons tubos é indicada para os menos experientes, quebra melhor na meia maré.
Padang Padang - A onda mais tubular e mais difícil de Bali. Esquerda, extensa, perfeita. Melhor e mais segura na maré cheia, crowd.
Airport Lefts e Rights - Esquerdas e direitas bem cavadas da praia de Legian. É preciso um barco para chegar até lá.
Kuta Reef - Uma onda muito boa com muita força, na praia de Kuta. É preciso um barco para chegar até lá.

O RESORT - BLUE POINT VILLAS

Blue Point é o que tem de mais novo e luxuoso entre os resorts da costa para surfistas. Localizado no topo de um penhasco de Uluwatu, pode-se checar o surf da sua própria vila antes de descer pra praia. Com um ar romântico, o resort combina a arte do conforto com o lado luxuoso e ao mesmo tempo simples do estilo praiano balinês. Não há nada parecido em Uluwatu.

O resort conta com 2 piscinas, uma especialmente voltada para o mar. Sua posição privilegiada se confunde com o infinito.

Entre os seus serviços estão a Jacuzzi, massagens, conexão para internet, serviço de quarto 24 horas, 02 bares e 02 restaurantes, o qual 1 deles está localizado na ponta do penhasco de frente ao Oceano Indico.O resort conta com as seguintes categorias de acomodação:

Villas: são 08 unidades de 140m2. Quarto e banheiro ficam no térreo. No 2º andar há uma área aberta com vista p/ mar com confortáveis poltronas. As Villas podem se dividir em 02 unidades separadas ou podem se unir, tornando-se uma unidade maior para receber famílias e grupos.

Ilha de Sumatra

O Surfing Village está situado em um arquipélago pouco explorado da costa da Sumatra, Indonésia. Uma das regiões com as melhores condições de surf do mundo. Por estar logo abaixo da linha do Equador e completamente exposto ao mar aberto, o arquipélago recebe as fortes e alinhadas ondulações do Oceano Indico, onde encontram bancadas de coral perfeitas e condições climáticas ainda melhores, pouco vento e água quente.

Entre a Baia dos Plactons, berçário de uma vasta fauna marinha, onde são avistados botos, tartarugas, golfinhos e até baleias, além de uma variedade incontável de peixes, crustáceos e corais. E a rica e ancestral selva Sumatreana, com sua abundante fauna e flora. Macacos, morcegos, lagartos, águias, cobras, aranhas e uma infinidade de pássaros habitam sua imensa variedade de árvores e plantas.

No conforto, segurança, sombra e água fresca do coqueiral entre a baia e a selva, foi projetado e construído o primeiro e único Surfing Village do mundo. Conheça um pouco mais sobre este destino fantástico e surpreenda-se!

O SURF

Pasti: Direita rápida e forte, com 3 seções de tubo, com seus dias de manobras.
Nível: Intermediário – Experiente – Long Board
Nagadens: Direita Tubular. Curta e GROSSA! Indica quando Pasti vai bombar.
Nível: Intermediário – Experiente
Lobang: Entre Pasti e Naga's. Tubao seco.
Nível: Experiente – Tuberider
Ibua: Direitona grande, pesada e suicida.
Nível: Experiente – Kamikaze
Kiri: Esquerda sinistra. RRT: Rápida, Rasa e Tubular. Localizada na outra ponta da Baia dos Plânctons.
Nível: Experiente – Kamikaze
Baga: Esquerda manobrável, longa e potente com seções de tubo. Segura ondulações gigantes.
Nível: Iniciantes – Intermediário – Experiente – Big Rider – Long Board
Mibis: (Nova Descoberta) Esquerda longa, e tubular. Na maré certa conecta um tubo só, do começo ao fim. Uma mistura de Desert Point com G-Land.
Nível: Iniciantes – Intermediário – Experiente
Bilakan: Direita longa e manobrável que funciona com qualquer swell.
Nível – Iniciantes – Intermediário – Experiente – Long Board
Lado-Lado: Pico de direita e esquerda tubulares com estilo e peso Hawaiano.
Nível – Intermediário – Experiente – Big Rider
Bahaia: Esquerda sinistra rápida e tubular. A Teahupoo da área.
Nível: Experiente –Kamikaze
Rahasia: (Nova Descoberta) Esquerda fantástica que proporciona tubos inacreditáveis.
Nível: Iniciantes – Intermediário – Experiente
Cewek’s: (Nova Descoberta) Onda de pico, abrindo longas e fáceis paredes para a direita e esquerda, dentro de uma baía protegida. Para aprender a surfar.
Nível – Iniciantes – Intermediários – Long Board
Rokok’s: Direita e esquerda quebrando no meio da baia vizinha, em frente a uma ilhota de pedra.(FAND)
Nível: Intermediário – Experiente – Big Rider
Tangguh: Direita grande e forte, a primeira das 3 direitas da costa de Tantras.
Nível: Iniciantes – Intermediario – Big Rider – Long Board
Tantan: Direita rápida, rasa e tubular, menos constante, porém, a mais desafiadora.
Nível – Experiente – Tube Rider
Tantra: Direita com a primeira seção tubular, abrindo para uma parede longa e manobrável com outra sessão de tubo no final.
Nível: Iniciantes – Intermediário – Experiente – Long Board
Jauh: Esquerda longa e manobrável, com seções de tubo, localizada numa baía paradisíaca.
Nível: Iniciantes – Intermediário – Experiente – Long Board
Faca na Caveira: (Nova Descoberta) Esquerda rápida, oca e muito rasa. Proporcionando tubos alucinantes, somente para surfistas experientes.
Nível: Experiente – Tube Rider
Shhhhhh: (Nova Descoberta) Direita Pesada e tubular, que só funciona nos maiores dias.
Nível: Experiente
Dropand a Onda com a Vaca na Cadeira: (A Mais Nova Descoberta) Beach Break sensacional, só funciona quando a Indonésia inteira esta flat, DOVC terá 3 pés de tubos quadrados na areia, muito parecido com a Cacimba do Padre em Noronha, água cristalina e tubos baforando para direita e esquerda. Acabaram os dias de flat no SV!!!!!
Nivel: Intermediário – Experiente – Tube Rider

O SURFING VILLAGE

O Surfing Village é sem sombra de dúvidas SURF PRATICAMENTE SEM CROWD, OU MELHOR, COM O MENOR CROWD DA INDONÉSIA! Uma das melhores direitas da Indonésia além de outras tantas, direitas, esquerdas. Surf para todos os níveis e gostos. É também Interação cultural, regado a muita sombra e água fresca. Drops verticais, aceleração máxima e certeza de pegar o TUBO da sua vida. Ou até mesmo ser pego por ele!

Localizado numa região selvagem e privilegiada, distante de áreas urbanas, os pacotes já incluem três refeições diárias, café da manha, almoço e jantar, sempre muito bem servidos para suprir e repor as energias tão necessárias para um bom dia de surf. Com um cardápio variado entre pratos locais e ocidentais, desde pizza a nasi goreng. Todos preparados com produtos frescos pelo chef internacional, com alto padrão de qualidade e higiene. O restaurante conta também com petiscos a la carte, podendo ser consumidos a qualquer hora do dia (não incluso no valor do pacote).

O local favorece uma infinidade de atividades como: Passeios pela selva, Mergulhos pelos corais, Pescaria, Passeio pelas vilas locais, Relax nas piscinas naturais entre outras.

Pacote Inclui:
• Traslados Aeroporto Padang / Porto / Aeroporto Padang;
• Transporte Padang / Surfing Village / Padang** (somar com o valor da hospedagem);
• Acomodação no Surfing Village (número de noites de acordo com períodos abaixo);
• 3 refeições diárias;
• Água Mineral, café e chá;
• Tour de lancha para surf (de acordo com as condições climáticas, e exclui ida a Shhh, Jauh e Facas, por serem mais distantes do Resort);
• Uso de todas as instalações e facilidades do resort;

CUSTO DA TRIP:

• Tarifa da South African para Bali de 01 pessoa de estadia.
Tarifa de Baixa Temporada usd 1905.00 + taxas
Período de embarque: de 24 de Janeiro á 10 de Junho e de 02 de Agosto á 02 de Dezembro de 2010
Tarifa de Alta Temporada usd 1998.00 + taxas
Período de embarque: todos os demais
Valor aproximado das taxas de embarque: usd 170.00
Forma de Pagamento: parcelamento em até 5x sem juros em todos os cartões de credito.
Rota: São Paulo – Johannesburg – Hong Kong – Bali ou Jakarta, ida e volta.

(existem vários pacotes mais baratos pela mesma operadora, basta acessar o site
www.surftravel.com.br .)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

HAWAII BRASILEIRO

O Arquipélago de Fernando de Noronha/PE, para quem não conhece, é considerado uma das melhores praias do Brasil para se praticar surf e entrar em contato direto com a natureza, tanto que a ilha é conhecida como o "Havaii brasileiro", com suas trilhas de visual imperdível, altas ondas, povo receptivo e comida típica de qualidade maravilhosa.

Surfar em “Noronha” é o sonho e desejo de todo surfista brasileiro de qualquer idade, pois suas águas cristalinas e visual de tirar o fôlego seduzem facilmente qualquer um que tenha a oportunidade de ver suas belezas naturais ao vivo ou através de vídeos e fotos.

Considerado o “Paraíso dos surfistas”, “Noronha” costuma ser o primeiro porto de desembarque para os que desejam se aventurar nas mais diversas ondas perfeitas do planeta.

Surfista que é surfista, assim que chega à ilha, larga sua bagagem na pousada ou onde quer que seja e vai direto para a Praia da Cacimba do Padre que é a praia mais cobiçada pelos surfistas que visitam “Noronha”, pois seus tubos são conhecidos no mundo inteiro .

“Noronha” não é conhecido apenas pela Cacimba do Padre. Existem outros points como “Praia do Cachorro” (uma das mais perfeitas e manobráveis ondas da ilha); “Praia da Conceição” (uma das mais bonitas e freqüentadas praias com ondas de boa qualidade.); “Praia da Biboca” (ao norte da ilha, junto ao porto, com fundo de areia e pedras com suas melhores ondas são no verão); “Praia de Boldró” (a onda é bem limpa e definida, quebra com swell forte em uma laje de pedra no outside, possibilitando direitas tubulares, perfeitas e perigosas. Ainda tem uma bancada mais para a esquerda da praia conhecida por Pipeline. É uma onda rara que requer condições especiais, mas quando quebra é uma das melhores da ilha e com certeza a mais perigosa devido a pouco profundidade do pico) e “Praia do Meio” (suas melhores ondas quebram com swell intenso, pouco consistentes).

A temporada das grandes ondas se inicia em Novembro se estendendo até o mês de Março. Os grandes “swells” do Atlântico Norte que alcançam a parte noroeste da ilha chegam a provocar ondas de até 4 metros de altura.
Dicas importantes:

Taxa de Preservação Ambiental - É um tributo obrigatório e individual que se paga para poder permanecer na ilha. Nos primeiros dez dias a taxa fica em torno de R$ 38,24 por dia. A dica é pagar pela internet acessando: www.fernandodenoronha.pe.gov.br, para não perder tempo no desembarque com filas e preenchimento de formulários.

Tour pela Ilha: Para conferir as belezas de outras praias como Sueste, Leão, Sancho e Baía dos Porcos, Bahia dos Golfinhos, etc.

Mergulho: “Noronha” também proporciona a experiência de mergulhos incríveis onde se pode interagir com tartarugas, golfinhos, tubarões e peixes das mais variadas espécies!!!

CUSTO DA TRIP:

Pacote The Surf Travel para 10 dias e 11 noites, AGOSTO a NOVEMBRO

1º Dia - SÃO PAULO / RECIFE / FERNANDO DE NORONHA
Embarque em Guarulhos no vôo Gol 1708 às 10h15 e chegada prevista para 16h05 em Fernando de Noronha. Traslado à pousada.

PASSEIOS INCLUÍDOS:

TRILHA HISTÓRICA
De manhã, faremos uma trilha no Mirante do Forte de São Pedro do Boldró, de onde teremos uma linda vista do Morro dos Dois Irmãos e da Praia da Cacimba do Padre. Faremos uma pequena trilha das ruínas desse forte até a Praia do Americano, nossa primeira parada para um banho de mar.

De lá seguiremos para a Praia do Boldró, andaremos pela encosta do Morro do Pico até chegarmos à Praia da Conceição. Em seguida, passaremos pelas praias do Meio e Cachorro e pela Vila dos Remédios, onde conheceremos as ruínas de antigos casarios, os fortes, a igreja dos Remédios, o Memorial Noronhense e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, local excelente para observar parte do arquipélago. Esta trilha pode ter o percurso feito ao contrário, de acordo com a maré.

PASSEIO DE BARCO:
À tarde, faremos um passeio de barco passando pelas ilhas Rasa, Rata e Sela Gineta. Passaremos pela Baía dos Golfinhos e, com sorte, seremos seguidos por eles ao longo de nosso passeio. O barco navegará até a Ponta da Sapata e, de lá, iremos à Praia do Sancho, uma parada estratégica para deliciosos mergulhos.

5º Dia - FERNANDO DE NORONHA / RECIFE / SÃO PAULO
Retorno com embarque no vôo Gol 1709 às 16h35 com chegada prevista em Guarulhos para 20h40.

É BOM SABER QUE NA ILHA...
• O fuso horário é de 1 hora a mais em relação ao horário de Brasília (exceto no horário de verão).
• A energia é gerada através de motores à diesel e gerador eólico. Voltagem de 220 v.
• Não existe nascente, toda água consumida é proveniente da chuva.
• As pousadas domiciliares são residências de moradores que foram adaptadas (todas possuem apartamento com ar-condicionado, TV e frigobar).
• Existe um hospital público que atende às necessidades básicas.
• Todo abastecimento da ilha é feito através de barcos cargueiros provenientes de Natal e Recife.
• Dois pequenos supermercados abastecem a população.
• Todas as noites há palestras com temática ambiental, na sede do Projeto Tamar/Ibama.
• Não existe uma grande estrutura de farmácia na ilha, portanto é aconselhável levar do continente medicamentos que estejam sendo usados.
• Levar água nas trilhas.
• É possível utilizar telefones celulares.
• Por ser praia - e devido aos limites de peso estabelecidos pelas companhias aéreas - recomendamos levar somente o necessário, como roupas leves (bermudas, shorts e camisetas), tênis, sandálias, bonés e roupa de banho.
• Entre os meses de abril e junho a região é mais propícia a chuvas, porém muitas vezes rápidas e passageiras. Nos demais meses do ano os dias são sempre ensolarados. A temperatura média é de 24 graus. A melhor época para o surf é entre os meses de dezembro e fevereiro.
• Não existe câmbio oficial na ilha, por isso recomendamos fazê-lo no continente antes do embarque. Uma agência do Banco Real ABN funciona das 8h às 13h, de segunda a sexta. No entanto, há caixas eletrônicos que ficam em funcionamento após o fechamento da mesma.

Mabuya - Standard

Duplo

Triplo

Individual

Criança1

Criança2

Colo

Aéreo + Terrestre

À vista

2144

2088

2328

1856

1688

256

5x iguais

429

418

466

371

338

51

Somente Terrestre

À vista

712

656

896

424

256

72

5x iguais

142

131

179

85

51

14


(existem vários pacotes mais baratos pela mesma operadora, basta acessar o site www.surftravel.com.br ).

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SURF, AMIGOS & ONDAS IMPERDÍVEIS

Este é o relato de uma aventura entre amigos à Costa Rica onde, além de surfarem ondas inesquecíveis, nos toca pelo respeito e valorização de uma amizade que segue além do tempo, fazendo com que estes surfistas ampliem seus horizontes em relação à cultura local e confraternizem junto à uma natureza que, só quem já passou pela Costa Rica pode explicar.

Este relato também desperta em todos que o lêem um desejo de correr para e por essas praias impulsionados pela curiosidade de experimentar tal aventura.

“...Costa Rica deixou saudades, Pavones com longas esquerdas, Dominical power, mesmo com fraco swell da trip, florestas e animais para todos os lados em perfeito equilíbrio com o povo hospitaleiro deste país mágico, vulcões imponentes, “Pura Vida” como o próprio slogan do país, falado por todos os nativos (Ticos) diz.

Foi uma viagem daquelas que nunca esqueceremos, aquela trip onde o simples fato de estar com seus amigos já vale tudo, percorrer um pais de ponta a ponta então, não tem preço!

Conhecer os costumes locais, fazer amizades, descobrir novos horizontes, ver o por do sol no pacífico!!! O surf era um mero coadjuvante, pois não somos o que podemos chamar de grandes surfistas, longe disto, nunca tivemos a pretensão de ser , o objetivo foi mostrar a todos, que qualquer pessoa pode surfar, viajar e vivenciar momentos incríveis.

Sentir-se bem ao falar que é brasileiro e ser valorizado por isto em um pais distante, mas ao mesmo tempo vizinho de sentimentos, atitudes e comportamentos.

Mesmo sendo guiados o tempo todo pela tecnologia do GPS, encontramos a essência do ser humano ao percorrer a deslumbrante Costa Rica, onde tudo vive e que viva para sempre, para que nossos filhos possam sentir o que sentimos, viver o que vivemos, já que tudo é vida, Pura vida...”

CUSTO DA TRIP:
Pacote MGM para 10 dias e 11 noites, incluindo aluguel de carro com km livre, GPS e Celular - U$ 1,600,00 qualidade total (existem vários pacotes mais baratos pela mesma operadora, basta acessar o site www.mgmsurf.com.br.
Taxa de envio das pranchas (2 por capa) U$ 50,00, a taxa é paga na ida e na volta.

Gastos com alimentação, combustível para o caminho feito de ponta a ponta da Costa Rica incluindo visita ao vulcão Arenal + U$500,00.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010